Bicicletas abandonadas. SIPCES e Ministério Público fecham parceria para programa de recuperação.

SIPCES e Ministério Público do Espírito Santo alinharam acordo de colaboração para que os condomínios possam doar as bicicletas abandonadas e ‘esquecidas’ em seus bicicletários para o projeto PEDALANDO PARA A LIBERDADE, que conta com o apoio e incentivo do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

A ação consiste em receber as bicicletas abandonadas nos condomínios e em delegacias para restaurá-las na unidade prisional da Glória, em Vila Velha. Característica marcante deste projeto é que o trabalho de recuperação dos veículos é realizado por 10 internos dos centros de detenção. Essa participação oferece a esses indivíduos uma oportunidade valiosa de reintegração social, ao mesmo tempo que contribui para a comunidade de maneira positiva e construtiva.

 “Não é raro nos condomínios nos depararmos com aquela bicicleta ‘esquecida’ no bicicletário, em desuso ou até mesmo quebrada, acumulando e ocupando espaço. Agora os condomínios tem a possibilidade de resolver esses problemas dos seus moradores e ainda auxiliar em um projeto de extrema relevância”, afirma Gedaias Freire da Costa, presidente do SIPCES.

Em visita à sede do SIPCES para apresentar o projeto, o Dr. Cezar Ramaldes, Procurador de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, acredita que “a parceria entre o sindicato e o MP é de extrema importância para o crescimento deste programa. Estamos dando a opção de uma boa destinação. Essa colaboração será de grande auxílio para ampliar o número de bicicletas. Nós temos que ter o sentimento de humanidade com as pessoas’.

Ao mesmo tempo que tem a restauração das bicicletas, o interno está aprendendo essa nova profissão com aqueles que sabem. As bicicletas reformadas são doadas para instituições sociais e orfanatos. Os materiais inservíveis são destinados para os ferros-velhos, e outras peças são destinadas para o artesanato. Algumas bicicletas poderão ser vendidas, e o recurso captado dessa vendas será destinado para compra de insumos para o conserto de outras unidades.

O apoio do Ministério Público garante a legalidade e a transparência de todas as ações envolvidas, assegurando que os direitos dos proprietários das bicicletas sejam respeitados e que os processos de recuperação e conserto ocorram de maneira justa e ordenada.

Os condomínios e administradoras de condomínios que puderem e quiserem contribuir com o programa podem entrar em contato por e-mail ou telefone:

(27) 3149-8600, procurar o setor GETEP – Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal
ou pelo getep@mpes.mp.br

O SIPCES e o Ministério Público do Espírito Santo convidam todos os condomínios e administradoras a participarem ativamente desta campanha. Juntos, podemos transformar bicicletas abandonadas em oportunidades de melhoria para toda a comunidade, promovendo um estilo de vida mais sustentável e consciente.

Participem e façam parte dessa mudança positiva!

Onde tem condomínio e administradora de condomínio, tem o SIPCES.